Landing pages: suas funções e elementos

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Landing pages são parte importante de seu funil de vendas. Depois de clicar em seu anúncio, visitantes não querem ter de procurar pelo produto ou oferta anunciados.

Você já deve estar ciente da importância de divulgar sua empresa online. Por várias vezes alguém deve ter dito a você que é preciso investir em anúncios no Google ou no Facebook. Mas isso é tudo? Será que basta criar um anúncio direcionando para o seu site?

Algumas ações podem ser tomadas para aumentar a taxa de conversão dos seus anúncios, uma delas é associar estas ações a landing pages. E neste artigo é sobre elas que falarei. Ao final deste texto você saberá o que são landing pages, como criá-las e como elas têm um grande poder sobre os resultados das suas campanhas de marketing online.

O que são landing pages

landing_pageLanding pages são páginas de destino ou de captura, criadas com objetivos únicos, feitas para direcionar o visitante a uma ação específica. Esta ação pode ser: adquirir um produto, obter desconto, fazer inscrição em um curso ou palestra, baixar um novo e-book etc.

Landing pages possuem duas funções básicas:

Capturar contatos (leads): esse tipo de landing page possui o objetivo de capturar informações de contato como e-mail, telefone, nome, etc, que possibilitem a sua comunicação com essas pessoas no futuro em uma campanha de e-mail marketing ou de vendas.

Ela sempre possui um campo de formulário que deverá ser preenchido com as informações do usuário. E, claro, um campo destinado a explicar qual benefício o visitante receberá por fornecer estas informações. Veja abaixo alguns exemplos que vantagens que você pode oferecer.

Incentivar o Clique: como o título já diz, essas landing pages têm como objetivo induzir a pessoa a clicar para outra página. Esse tipo de landing page é muito usada por e-commerces, para descrever um produto ou animar usuários com ofertas tentadoras que os aproximarão da compra.

Pense nas seguintes situações: você cria um anúncio que direciona diretamente para o carrinho de compras, sem antes oferecer nenhuma informação sobre o produto ao visitante.

Outra situação, você cria um anúncio que direciona para um landing page, que dará as informações necessárias para o visitante, com uma call-to-action. Ao clicar, ele é direcionado para o carrinho de compras.

Qual das duas situações terá maior taxa de conversão? A landing page oferece ao visitante todas a informação necessária para que ele conheça e deseje o produto. É muito mais seguro que ele finalize a compra.

Elementos da landing page

landing_page_2Então antes de mais nada você precisa definir qual é o objetivo da sua landing page e qual ação você espera do usuário. Depois de definido o objetivo, recomendo usar elementos que deixem claros estes objetivos para os visitantes.

Como:

Botões de chamada para ação (call-to-action): depois de definir seus objetivos você começará a inserir elementos que digam para o visitante o que eles devem fazer após acessarem a sua página. Um dos elementos mais importante é o seu call-to-action. Ele consiste em um botão que diz ao visitante qual é o próximo passo e deve estar em destaque em sua página.

Esse item é fácil de ser testado. Então teste cores, posicionamento na página, mensagem. Teste se “Clique para testar” obtém melhor resultado do que “Teste agora”. Eu sugiro deixar seu botão em um local visível e centralizado, preferencialmente na parte superior da página.

Sua oferta pode ser qualquer coisa que você deseje oferecer em troca das informações que o visitante irá te fornecer. Podendo ser cupons de desconto e promoções exclusivas ou downloads de e-books, registro no site etc. Sua oferta deve ser algo que interesse ao seu público e deve estar descrita de forma simples e clara. Ela ser usada como auxílio ao seu call-to-action e não em sobreposição a ele.

A descrição do seu produto deve ser clara e objetiva. Mantenha o foco e não deixe muitas opções para o visitante. Quanto mais opções eles possuem, mais difícil se torna a tomada de decisão. O visitante de sua landing page não possui muito tempo a perder, ele destinará a sua página um breve olhar e, talvez ele fique se o conteúdo o interessar. Então separe algumas coisas que você considere muito boas em seu produto e liste. Liste: funções, benefícios, como seu produto facilitará a vida do visitante etc.

O título da sua landing page deve esclarecer o visitante sobre o ramo da sua empresa e o que ele deve esperar da página – mas de uma maneira clara e direta. As pessoas precisam ter em suas mentes o que sua empresa faz, elas não precisam de uma coisa a mais para tentar compreender em sua página. O seu título deve se destacar, mais ainda do que o site ou logo da sua empresa.

Conclusão

Landing pages são parte importante de seu funil de vendas. Depois de clicar em seu anúncio, visitantes não querem ter de procurar pelo produto ou oferta anunciados. As landing pages garantem que estas pessoas obtenham de imediato as informações que elas buscam sobre determinado produto ou serviço, além de guiar o visitante para a ação desejada – muitas vezes a compra.

Mantenha sua landing page otimizada, acompanhe os resultados e teste diferentes versões para conseguir uma alta taxa de conversão.

E você, já usa landing pages? Compartilhe conosco sua experiência, basta comentar abaixo. [Webinsider]

 

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Mariana Reis é especialista em redes sociais e produtora de conteúdo para a Wishpond.

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