Marketing de conteúdo

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vicente_palestra_conteudo_FotorMarketing de conteúdo é uma expressão usada de poucos anos para cá, mas está longe de ser uma prática nova. Muito antes da internet, os departamentos de comunicação das empresas já produziam constantemente folhetos, newsletters, jornais e revistas para seus públicos.

A diferença é que o material impresso caiu em desuso e os conteúdos estão online.

Este é um dado importante.

Chegar ao seu cliente

Muitas empresas praticam de alguma forma o marketing de conteúdo, mesmo sem usar este nome. O que importa é chegar até seus públicos, competindo com tanta informação no mundo.

Em poucas palavras, a ideia do marketing é simples: o seu cliente oferece algum produto ou serviço de valor e o divulga.

Mas e se pouca gente aparece?

Quando os métodos tradicionais de marketing perdem impacto, uma estratégia para atrair o cliente (e retê-lo) passa pela oferta de conteúdo de alguma forma relacionado ao produto ou serviço em questão. É aí que entra o marketing de conteúdo.

Criar bom conteúdo para ser direcionado dentro desta estratégia leva tempo, mas vale muito a pena mais adiante.

Isto porque as pessoas procuram conteúdo em vários momentos do dia – para isso existem smartphones, tablets e notebooks. É nesta janela de oportunidade que você vai disputar a atenção de possíveis interessados em seu produto.

Mas o que é “conteúdo” exatamente? É o que sai publicado na forma de blog, e-book, vídeo, webinar, podcast, relatório, concurso, press release, newsletters, infográfico…

Consultoria

A questão é escolher o tipo ou forma de conteúdo mais adequado para sua mensagem chegar à sua audiência e se comunicar com ela. Depende de cada caso.

Além de editar o Webinsider, é isso o que fazemos. Manter uma publicação online que depende de publicidade deixou de ser viável há muito tempo, por isso sempre atuamos também em consultoria nestes assuntos, para clientes como Sebrae, iStockphoto, Treinaweb e muitos outros.

E o que fazemos? Planejamento, estratégia, execução…

  • Se o e-commerce do cliente é fraco na descrição dos produtos, vamos melhorar isso. Tratar de oferecer mais informações, ficha técnica de cada produto e depoimentos de compradores, pois são itens que ajudam a vender e trazem mais clientes via buscadores.
  • Se a busca orgânica do site ou loja do cliente é fraca, fazendo com que o cliente dependa essencialmente de investimentos em link patrocinados, convém criar e manter um blog dentro do site, com conteúdo relevante para quem se deseja atingir. É um trabalho constante e que exige qualidade, mas traz muitas recompensas quando se acerta.
  • Se a marca e a missão da empresa são desconhecidas, pensar em campanhas de branding dirigidas a públicos específicos.

Não é tão difícil, pois há tanto o que se fazer! É entender, planejar e priorizar.

Resumindo: a oferta de conteúdo é o chamariz que vai atrair pessoas até a sua loja, via buscadores e compartilhamento. Vamos tratar bem estas pessoas e tentar reforçar relacionamentos, construir fidelidade através de emoção, interesse e utilidade. E assim criar um grupo fiel, que aprecie receber ofertas de vendas em troca de informações que deseja.

Vamos conversar?

Fique à vontade para me chamar: (vtardin@br74.teste.website), fone (61) 9197-8333 ou Skype Vicente Tardin – e falar sobre seu projeto de conteúdo. [Webinsider]

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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