O fim da gestão e o início da curadoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

portraitA grande mudança do século XXI é o fim da relação patrão-empregado. O fim dos gerentes.

Não estamos, portanto, assistindo a chegada de novos modelos com a cultura Uber, mas novos modelos de organização.

Como isso é possível, perguntarão?

E isso só pode ser compreendido se olharmos a nossa espécie como uma tecno-espécie, que sofre uma doença crônica chamada Complexidade Progressiva.

Novos modelos de organização

Nós somos a única espécie do planeta que não tem limites demográficos.

Isso não era evidente no passado, porque éramos uma espécie de nicho e não planetária. Os colapsos demográficos eram vividos de forma isolada e não percebíamos a nossa Complexidade Progressiva.

Os povos cresciam e desapareciam. Ou migravam e isso não era evidente.

Depois de 1500, passamos a uma espécie planetária, nos globalizamos, em função do aumento demográfico, presos na bola, sem chance de pular para outro lugar. E isso torna a nossa doença crônica evidente e, agora, passível de diagnóstico.

A Complexidade Progressiva, portanto, nos faz ser uma espécie mutante. Ou seja:

  • Sapiens 1.0 – gestos;
  • Sapiens 2.0 – oralidade e escrita;
  • Sapiens 3.0 – rastros.

Quanto mais vamos aumentando a complexidade, mais vamos em direção ao modelo de governança de espécies mais numerosas. Saímos das matilhas para as pequenas manadas e destas para as grandes e agora estamos dando um salto disruptivo para as grandes colônias dos insetos, em particular das formigas.

  • Inseto não se entende pelo som, mas pelos rastros químicos;
  • Inseto não tem líder-alfa e nem gerente, pois não tem condições de alguém ficar por ali gerenciando as trocas de tanta gente.

O modelo dos insetos modifica a base das organizações atuais, que estavam estruturadas pelo som (oral e escrito) e pela supervisão dos líderes-alfas, que vinham da cultura das alcateias e manadas.

Já fomos escravos, vassalos, empregados e agora seremos macro e micro curadores. Qual é a grande mudança?

Há na espécie uma relação permanente e necessária entre fornecimento e consumo de produtos e serviços. Isso é algo fundamental para a espécie e, por causa disso, criamos organizações para resolver estes problemas por nós, conforme fomos aumentando a demografia.

O modelo das atuais organizações criou, em função da Complexidade Progressiva, graus de hierarquia entre a demanda do consumidor e a oferta, que se espelha da seguinte maneira: o consumidor não está satisfeito, pede para falar com o gerente, ou o supervisor, que é o responsável pela gestão dos colaboradores.

Há, assim, nas organizações atuais uma intermediação entre o consumo e o fornecimento. O gerente toca o tambor para garantir prioridades, quem entra e quem sai, quem será promovido e quem não será.

Duas mudanças

Isso se mostrou viável até um determinado ponto e duas mudanças ocorreram para tornar esse modelo obsoleto nos últimos 200 anos:

  • o aumento demográfico (de 1 para 7 bilhões em 200 anos), que gerou mais complexidade, mas nenhuma alternativa disruptiva de solução até a chegada da internet;
  • os novos modelos que aparecem já no final do século passado, em função da chegada de novos tecno-códigos que empoderam os novos empreendedores de novas alternativas.

Assim, inicia-se um novo ciclo humano e também organizacional, no qual o consumidor e o fornecedor começam a se relacionar diretamente, através dos rastros, da avaliação, da performance registrados em bancos de dados e mediadas por algoritmos.

O modelo de gestão consumidor-gerente-fornecedor – fornecedor-gerente-consumidor dá lugar a uma curadoria macro-curador – micro-curador, sendo o algoritmo um fiscalizador das relações e não mais das pessoas.

A mudança, portanto, a nova forma de gerar valor, está na criação de organizações tradicionais, filhas do Sapiens 2.0: que saem da gestão e passam à curadoria, matando o antigo modelo das gerências.

E isso não pode ser feito de dentro para dentro das organizações, pois são dois modelos de organizações incompatíveis entre si.

Vivemos uma quebra disruptiva no epicentro das organizações: as relações trabalhistas.

(Isso só pode ser compreendido e encarado como algo relevante para a gestão se houver a compreensão da ideia de Espécie Mutante, que sofre da Complexidade Progressiva – uma estratégia de médio e longo prazo, que sai da micro e passa a agir na macro-história.)

Quem não acordar, não é que vai fechar semana que vem, mas verá que o modelo atual da organização perderá valor para um que é muito mais sofisticado, pois permite uma relação custo-benefício muito melhor para o consumidor.

O desafio é grande? Bem-vindo ao século XXI! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *