Use o Canvas para acelerar o seu negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Canvas é um processo de elaboração e construção do seu negócio: o quê, para quem, como e quanto. Comece agora.

Canvas é um processo de elaboração e construção do seu negócio: o quê, para quem, como e quanto. Comece agora.

 

No mundo das startups, agilidade, simplicidade e planejamento são fundamentais.

Para organizar este processo utilizamos o Canvas, uma ferramenta criada por Alexander Osterwalder baseada no seu trabalho sobre Business Model Ontology, leitura obrigatória para qualquer empreendedor.

O Canvas é a ferramenta ideal para o empreendedor iniciar a sua jornada nos negócios.

Canvas é basicamente um processo de elaboração e construção do seu negócio, passando por todos os segmentos onde as seguintes perguntas são respondidas:

  • o quê?
  • para quem?
  • como?
  • quanto?

Com essas informações, conseguimos entender melhor o negócio, fazer o planejamento estratégico e levá-lo adiante.

A Planet Startup criou uma versão do Canvas e a denominou de Canvas expandido, que nada mais é do que uma adequação para a nossa realidade empreendedora, que facilita a vida do jovem empreendedor e traz uma visão maior do seu negócio e do mercado em que ele está inserido.

Sendo assim, o Canvas expandido da Planet Startup traz dezesseis blocos de informação, sete a mais do que o modelo utilizado no mercado. Esse desmembramento e inclusão de novos blocos traz um total entendimento e facilita a criação do modelo de negócio.

Como funciona?

Na primeira parte ou bloco (o quê?), onde temos a proposta de valor, desmembramos e incluímos “Problema”, “Solução” e “Diferenciais” dando ênfase para este último item, pois é um dos mais importantes e que fará um modelo vencedor.

Na segunda parte ou bloco (para quem?), além do tradicional “Mercado Alvo”, “Relação com Mercado”, e “Canais”, incluímos “Concorrentes”, “Variáveis Externas” e “Principais Riscos” tornando a visão de mercado mais aguçada.

Na terceira parte ou bloco (como?), mantivemos a estrutura original: “Atividades Chave”, “Recursos Chave” e “Parceiros Chave”

No quarto e último bloco (quanto?), novamente fizemos alguns desdobramentos e inclusões, onde “Estrutura de Custos” e “Fontes de Renda” passaram a ser: “Investimentos Chave”, Principais Custos”, “Principais Receitas” e “Escalabilidade do Negócio”, este último também de vital importância para o sucesso do negócio.

Com tais mudanças, a Planet Startup acredita que todo o processo de criação e planejamento fica mais fácil e assertivo e assim diminui os riscos e aumenta as chances de se obter um negócio vencedor.

Essa é a maneira mais fácil e eficaz de tirar uma ideia do papel e torná-la um grande negócio.

Modelo de Canvas expandido – principais perguntas

canvas_perguntas_01

.

canvas_perguntas_02

.

canvas_perguntas_03

canvas_perguntas_04

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

Fernando Taddeo é sócio e co-fundador da Planet StartUp.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *