Os riscos dos principais investimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
os riscos dos principais investimentos

Conheça os riscos dos principais investimentosQuando desejamos alcançar nossos sonhos, mudamos o nosso comportamento em relação às finanças e reduzimos os nossos gastos, para poder poupar.

Feito o esforço, investimos o dinheiro, para que, além de estar seguro, ele nos traga rendimentos. Porém, quando não conhecemos bem as modalidades, corremos o risco de fazer uma escolha infeliz.

Portanto, antes de qualquer ação de investimento, recomendo a análise sobre os riscos existentes nas principais modalidades:

Caderneta de poupança

Por ser uma aplicação bastante conservadora, seu rendimento é muito baixo. Ela não tem prazos para rendimentos, mas os valores mantidos por menos de um mês não recebem remuneração.

CDBs e RDBs

Esses investimentos não permitem a negociação de papéis. Sobre eles incide Imposto de Renda de acordo com o prazo da aplicação. Lembrando que quanto mais tempo investido, menor a alíquota. É importante saber que, para prazos inferiores a 30 dias, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) também será cobrado.

Títulos públicos

A garantia da rentabilidade acordada na hora do investimento diz respeito apenas ao dia de seu vencimento. Além da tributação do Imposto de Renda e do IOF (para aplicações com prazo inferior a 30 dias), o investidor acaba tendo outros custos.

Ao comprar o título, é cobrada uma taxa de negociação de 0,10% sobre o valor da operação – dentre outras taxas. É preciso realizar uma aplicação inicial mínima de 20% do preço do título a ser comprado, aproximadamente R$ 100.

Ações

Por deixar o investidor sujeito a maiores riscos e perdas, inclusive do patrimônio investido em caso de ter de vender as ações em baixa, ele permite um rendimento maior.

O risco está atrelado ao fato de que o mercado financeiro é instável e pode mudar a qualquer momento. Entre os custos, há a taxa de corretagem para cada operação realizada, que varia de corretora para corretora, taxa de custódia e taxa de emolumentos. Além disso, há incidência de Imposto de Renda.

Fundo de Investimentos

É um investimento de alto risco, entre eles a variação do preço dos títulos – a oscilação pode tanto beneficiar como prejudicar o investidor. Falta autonomia na hora de decisão sobre o que e como investir. Paga-se no mínimo 15% de Imposto de Renda sobre o lucro obtido e não há limite de isenção.

É preciso pagar taxa de administração e, eventualmente, taxa de performance, taxa de ingresso e taxa de saída. Há também despesas com corretagem, custódia, liquidação financeira de operações e de auditoria.

Previdência privada

Para saber se vale a pena o investimento frente aos rendimentos desta aplicação, é importante considerar todas as taxas e descontos. Na hora do resgate de planos PGBL, o imposto pago é sobre o total investido. É cobrada taxa de administração, além de carregamento (aporte de recurso) ou saída (resgate), dependendo da instituição em que o seguro foi contratado.

Câmbio

Este é um investimento de alto risco, sujeito à variação do câmbio. Existe incidência de Imposto de Renda e IOF e é preciso estar atualizado frente às políticas cambiais dos países e entender sobre economia e mercados.

LCI e LCA

A maior desvantagem desse investimento é o valor mínimo que as instituições exigem para o investimento inicial, o que acaba deixando o pequeno investidor de fora até que consiga reunir recursos suficientes para o seu primeiro investimento. Eles possuem data de vencimento, antes de investir você já fica sabendo quando poderá resgatar o dinheiro. O prazo costuma ser entre 1 e 2 anos.

Fundos Referenciados DI

Ao investir nessa modalidade, é importante levar e consideração a taxa de administração, pois quanto maior for a taxa, menor o rendimento líquido.

Debênture

Os custos de emissão de debêntures são altos. As parcelas são prefixadas e os aluguéis podem variar (ainda que se mitigue esse risco com cláusula de recusa de ações revisionais), porque há a possibilidade de retração nos índices de reajuste. Logo, pode haver descasamento entre os valores pagos como parcelas do financiamento e os aluguéis recebidos.

[Webinsider]

. . . . . .

Leia também:

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista no YouTube. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller "Terapia Financeira".

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *