TikTok é invasivo, dizem. Mas você sabe por quais motivos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
O algoritmo do TikTok é baseado em dados e rastreamento intrusivo

Quando o usuário sai do app por meio de um anúncio ou link, ele visualiza as páginas no próprio navegador do TikTok, que continua monitorando seu comportamento sem que ele saiba que está dentro do alcance da plataforma. Veja outros pontos de desconforto.

 

Daniel Markuson, é especialista em privacidade digital da NordVPN, empresa especializada em segurança e rede privada virtual (VPN). Ele nos enviou este texto, onde explica porque o TikTok apresenta problemas de privacidade e também porque várias agências governamentais dos Estados Unidos começaram a banir o aplicativo dos dispositivos de seus funcionários, por exemplo.

O TikTok foi criado pela empresa chinesa ByteDance e hoje é usado por cerca de 82 milhões de brasileiros, apesar dos riscos em relação aos dados, incluindo rastreamento intrusivo e uma possível conexão com o governo chinês, como afirma Adrianus Warmenhoven, também consultor de segurança da NordVPN.

Estes seriam os cinco principais motivos que tornam o app potencialmente perigoso.

Configurações de privacidade

Ao criar uma conta, os usuários concordam que seus dados sejam coletados e usados para publicidade direcionada. Se um usuário não deseja anúncios personalizados, pode desativá-los. Essa é uma das duas configurações de privacidade que o TikTok permite. A segunda admite que as pessoas tornem suas contas privadas. Fora isso, a política de privacidade do TikTok possibilita que o app colete todo tipo de informação sobre seu usuário sem a possibilidade de desativação.

Algoritmo baseado em dados e rastreamento intrusivo

Uma razão para o sucesso do TikTok é que a rede social pode fornecer aos usuários um conteúdo altamente personalizado. Cada pessoa tem seu próprio feed exclusivo com base em seus interesses e preferências. Mas por trás dessa abordagem individual está a prática de coletar grandes quantidades de dados dentro e fora do aplicativo. Assim que um usuário cria sua conta no TikTok, a empresa começa a criar um perfil sobre ele, analisando seu comportamento, seus interesses, suas tendências políticas, sua sexualidade e todas as outras variáveis que podem afetar a seleção de vídeos que assistem.

O app também coleta informações sobre os padrões de pressionamento de tecla dos usuários, informações de localização, histórico do navegador e até informações biométricas (impressão facial e de voz). Com tantos dados pessoais à disposição da empresa, o risco de as informações caírem em mãos erradas aumenta, caso ocorra um crime de violação de dados.

Desrespeito aos direitos de privacidade dos jornalistas

No final de dezembro de 2022, a Reuters informou que quatro funcionários foram demitidos da ByteDance, controladora do TikTok, por obterem dados de dois jornalistas americanos. Isso aconteceu durante a investigação malsucedida da plataforma sobre vazamentos de dados. Embora a empresa tenha demitido os funcionários, o fato de eles conseguirem coletar essas informações mostra a falta de segurança.

Além disso, provou que a companhia não anonimiza os endereços IP, localizações e histórico de navegação. Isso significa que tudo o que uma pessoa faz no aplicativo está diretamente vinculado ao endereço IP do usuário. Manter as informações de navegação privadas é importante para todos, especialmente para grupos vulneráveis, como ativistas, jornalistas ou políticos.

Navegador no aplicativo do TikTok

O TikTok usa um navegador integrado ao próprio aplicativo. Isso significa que, quando os usuários tentam sair da rede social por meio de um anúncio ou link de biografia, eles permanecem no aplicativo. Em vez de mudar para Chrome ou Safari, visualizam as páginas por meio do próprio navegador do TikTok. Isso permite que a empresa monitore o comportamento em sites e páginas que um usuário pode presumir que não estão dentro do alcance da plataforma.

ByteDance e o Partido Comunista Chinês

O TikTok é propriedade de uma empresa com sede na China. De acordo com a lei chinesa, é necessário compartilhar os dados do usuário com as autoridades, se solicitado. Também é incentivado permanecer alinhado com a política do Partido Comunista Chinês, que alguns argumentam ter levado a empresa a suprimir vídeos discutindo abusos de direitos humanos contra muçulmanos uigures na província chinesa de Xinjiang. Embora seja difícil verificar a posição do TikTok sobre essas questões, o fato de a ByteDance operar sob a autoridade do PCC deve levantar preocupações sobre a privacidade do usuário. [Webinsider]

. . .

Privacidade, que bicho é esse?

O desafio de equilibrar privacidade e exposição nas redes sociais

Privacidade e segurança são essenciais na navegação

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *