10 itens que o profissional liberal precisa ter na internet. Concorda?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Para cuidar de sua presença digital,profissionais liberais precisam cuidar de vários aspectos ligados ao marketing digital

Profissionais liberais trabalham de forma autônoma, em um ambiente muito competitivo e precisam investir no próprio marketing, algo que não foi ensinado nas faculdades.

 

Diferente do que acontece com médicos, dentistas, advogados e engenheiro com longos anos de experiência e que mantêm os consultórios e escritórios cheios sem precisar fazer esforços de divulgação, os mais jovens para alcançar maior protagonismo dependem de comunicação e para isso contam com a internet.

Para cuidar de sua presença digital precisam cuidar de vários aspectos, conforme apontado por Matheus Marcondes, fundador da Smile University, edtech de gestão e marketing.

Segundo ele, há 10 passos essenciais para que um profissional consiga posicionar-se e destacar-se no ambiente digital e alcançar maiores chances de fechar negócios. Veja se concorda.

Ter um site

Parece antiquado, né? Mas não! A cada dia, cerca de 5,5 milhões de pesquisas são feitas na internet, e mais de 60% delas são de pessoas em busca de produtos ou serviços. E para onde os sites de busca remetem? Para os sites! Por isso, os mecanismos de busca tornam-se peças muito relevantes para quem pretende posicionar o seu empreendimento no mundo virtual, atraindo interessados reais para o seu negócio. Ter um blog é melhor do que não ter.

Cadastrar-se no Google Meu Negócio

Quando se faz uma pesquisa por estabelecimentos físicos no Google, principal buscador da internet, os empreendimentos que recebem destaque – com localização, telefone e horário de funcionamento – são aqueles cadastrados no Google Meu Negócio. Por isso, incluir seu negócio na ferramenta é indispensável.

Estar nas redes sociais

Não há como escapar: hoje, para ser competitivo, os profissionais liberais precisam estar nas redes sociais. Mas fique atento: as redes são diferentes e atraem e têm impactos diferentes em públicos diferentes. Por isso, é importante que o profissional procure entender em quais redes comunicar-se com seus clientes.

Usar o WhatsApp Business

A versão do app voltada para empresas inclui vários benefícios. Entre os principais estão a possibilidade de utilização de etiquetas personalizadas, separando os clientes por categorias distintas, e a criação de um catálogo virtual, com descrição, fotos e preço de seus produtos.

Avaliar o marketplace

A plataforma destina-se exclusivamente a vendas de produtos e serviços. Disponível no Facebook e no Instagram, é uma boa vitrine para quem precisa expor seu trabalho.

Manter um blog corporativo

Os blogs são ótimas ferramentas para se estabelecer uma relação com clientes e potenciais clientes. Neste espaço, o profissional pode oferecer textos que agreguem valor aos leitores e que, além de estimularem a venda de seus produtos ou serviços, servirão para construir e reforçar sua imagem e autoridade no respetivo segmento de atuação. O blog é conectado ao site.  Contrate o Webinsider para o blog de sua empresa.

Investir em anúncios

Em algumas situações, investir em tráfego pago pode ser interessante. Os anúncios podem ser feitos no Google e nas redes sociais e segmentados conforme o público que se pretenda impactar.

Fazer e-mail marketing

Parece demodê, mas essa ainda é uma ferramenta bastante útil de comunicação com os clientes. Só não vale abusar da paciência do seu destinatário. O e-mail marketing é mais assertivo quando faz parte de um plano de comunicação planejado e estruturado.

Ser ágil e constante

De nada adianta manter site, blog e redes sociais e não atualizá-los ou responder aos contatos por eles gerados de forma ágil. Por isso, publique conteúdos relevantes com frequência, responda aos contatos recebidos por e-mail e redes sociais e envie e-mails para clientes que já compraram ou fizeram contato, sempre com o cuidado de não exagerar, fazendo com que seu endereço vá parar na lista de spam.

Estudar marketing digital

Para que o conjunto de ações acima funcione, estude as principais técnicas de marketing digital. Exemplo: para que seu site e blog apareçam com destaque nas primeiras páginas do Google, é importante que sejam otimizados para SEO (search engine optimization ou otimização de mecanismos de busca). Mas essa é apenas uma técnica. Há diversas outras, como marketing de conteúdo, análise concorrencial, otimização de conversão, gestão de redes sociais, mídia paga etc. E conhecê-las – e aplicá-las – fará com que você se destaque na multidão digital. [Webinsider]

. . .

 

Contrate o Webinsider para o blog de sua empresa

 

Conheça a equipe da Webinsider Conteúdo e Consultoria

 

Ter um blog é muito melhor do que não ter

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *