Condomínios já não vivem sem soluções de tecnologia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
A circulação de entregadores se tornou mais intensa, envolvendo mais trabalho nas formas de controle tradicional das entradas nos condomínios

O avanço na utilização de tecnologia na gestão de condomínios aperfeiçoa a segurança no acesso de pessoas e reduz consumo de energia.

 

Quem busca morar em condomínios geralmente procura segurança e outras vantagens que esses espaços costumam oferecer. Muitos desses benefícios estão ligados ao uso de tecnologias, que, ao contrário do senso comum, ajudam a pesar menos no bolso do condômino. São investimentos que geram conforto e economia.

As tecnologias – algumas já utilizam aplicações de inteligência artificial – ajudam a evitar prejuízos com roubos, por exemplo, e a poupar na conta de energia.

Acesso ao condomínio

Ter o controle sobre quem entra e sai dos apartamentos é uma das vantagens mais atrativas do condomínio. Para fazer essa tarefa de forma eficiente e ser competitivo, alguns condomínios já oferecem soluções digitais para rastreamento.

Alguns condomínios atribuem códigos para os moradores e convidados rotineiros terem acesso livre. A “chave” para a circulação pode ser uma senha, um cartão ou um QR Code.

O controle também pode ser feito por meio de aplicativos que oferecem diferentes formas de fazer esse rastreamento, basta os síndicos e moradores escolherem a que melhor se adequa à realidade do local.

Um deles é a chamada portaria autônoma, em que os moradores recebem chamadas do interfone pelo celular para liberar o acesso de seus convidados. O primeiro a atender faz a liberação, mas a chamada é direcionada a todos os ocupantes da casa ou apartamento.

Softwares de gestão

Novas demandas surgiram no período pós-pandemia de Covid-19. A circulação de entregadores se tornou mais intensa, envolvendo mais trabalho nas formas de controle tradicional das entradas.

A entrada e saída de colaboradores de empresas terceirizadas em áreas comuns também é uma questão que pode ser incômoda. Isso, no entanto, pode deixar de ser um problema por meio do uso de softwares que fazem relatórios sobre entradas e saídas e que ajudam a gerir também outras questões dos condomínios.

Esses softwares também podem permitir o agendamento e gerenciamento das áreas de lazer dos condomínios para uso em festas, por exemplo.

Tais ferramentas conseguem administrar diversas tarefas, dando segurança para os síndicos e principalmente para os condôminos. Alguns deles gerenciam pagamentos, emitem boletos e reservam espaços de lazer.

Soluções eco friendly

 Soluções tecnológicas também ajudam a controlar o desperdício de recursos naturais – sensores podem monitorar o consumo de energia e água, por exemplo.

Também pode ser um grande benefício para o condomínio trocar a energia elétrica por fontes de energia renováveis e mais abundantes. A energia eólica e a solar são algumas das recomendações.

Antes de partir para a instalação, é possível consultar um simulador de energia solar e avaliar as condições do local, como a quantidade de casas e a demanda de energia.

Assim como ocorre em hotéis e resorts, a adoção de soluções de tecnologia nos condomínios é um caminho sem volta pelas vantagens que vão agregando. [Webinsider]

. . .

 

Quase 70% dos lares brasileiros estão endividados

Qual será o futuro dos desenvolvedores?

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *