5 melhores ferramentas de IA para escrita de roteiros em 2024

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Ferramentas online de IA que ajudam na hora de escrever roteiros

A escrita de roteiros é diferente de outras formas de escrita. Esse tipo de escrita é especial para filmes, vídeos e comerciais de publicidade e requer muito foco e atenção nos detalhes.

A maioria dos roteiros são escritos para anúncios (que funcionam para promover algo na TV ou nas redes sociais), onde você tem que persuadir seu público-alvo a realizar alguma ação.

A boa notícia é que para produzir um ótimo script você pode obter ajuda de algumas ferramentas online de escrita de IA, que poderão transformar um script simples em um mais cativante.

Conheça estas ferramentas online e entenda como elas podem ajudá-lo na escrita de roteiros.

5 ferramentas de escrita com tecnologia de IA para escrita de roteiros (2024)

Aqui estão cinco ferramentas online gratuitas que você pode usar para escrever scripts em 2024.

1.   Chat GPT

Uma das ferramentas online mais proeminentes e com grande demanda no mercado é o ChatGPT da OpenAI. Utiliza modelos altamente treinados em GPT que podem fornecer informações para qualquer coisa que você perguntar.

Para utilizar o ChatGPT, primeiro você precisa se cadastrar e depois poderá utilizar a versão gratuita.

Ele pode servir ao seu propósito de várias maneiras. Você pode escrever um roteiro completo sobre qualquer tópico.

Para utilizar esta ferramenta, primeiro você precisa se cadastrar e depois poderá utilizar a versão gratuita.

Como o ChatGPT pode ajudar na escrita de scripts ?

Como já mencionamos acima, o ChatGPT pode escrever sobre qualquer coisa que você perguntar. Então, se você está sem ideias ou não consegue organizar o script em uma estrutura adequada, o ChatGPT pode ajudar com isso.

Você pode pedir algumas ideias novas para o seu roteiro. Por exemplo, digamos que você queira criar um vídeo para “Teclado Bluetooth iluminado”, você pode pedir ao ChatGPT para fornecer algumas ideias (títulos) que você pode usar em seu roteiro.

Além disso, você também pode pedir um esboço adequado para ser usado para escrever um roteiro.

 

Desta forma você pode usar esta ferramenta com tecnologia de IA para escrever roteiros para seus vídeos.

Características principais

Aqui estão alguns recursos principais do ChatGPT:

  • Possui uma versão gratuita com algumas limitações.
  • Pode fornecer informações úteis sobre qualquer coisa.
  • Salve cada bate-papo separadamente para você poder acessar no futuro.
  • Ele pode escrever um roteiro completo para você de forma organizada.

Seção de preços

ChatGPT é uma ferramenta online freemium. A versão gratuita tem algumas limitações, como informações até setembro de 2021. Porém, a versão Premium funciona no modelo GPT-4 e pode fornecer qualquer informação, até mesmo sobre novos eventos.

A versão Premium oferece apenas um plano, que custa US$ 20 por mês.

Planos de preços para ChatGPT

2.   Simplified

Simplified é uma plataforma freemium que oferece diversas ferramentas on-line. Há uma ferramenta online GPT-3.5 (semelhante ao ChatGPT) que pode escrever roteiros para anúncios no Facebook, vídeos no TikTok, vídeos no YouTube, conteúdo no LinkedIn ou para qualquer finalidade.

  • A versão gratuita vem com algumas restrições que são removidas após a atualização para a versão premium.

Planos para Simplified

Como o Simplified pode ajudar na redação de roteiros?

Para ajudar na escrita de scripts de vídeo, a ferramente funciona de forma semelhante ao ChatGPT; utiliza o modelo GPT que pode responder qualquer pergunta que você fizer.

Ao abrir a ferramenta você verá uma caixa de entrada. Nessa caixa você entra com o tópico e fornece alguns outros requisitos, e pronto.

A ferramenta começará automaticamente a escrever o script usando diferentes palavras envolventes e poderosas para você. Confira a imagem de saída abaixo, onde foi solicitada a criação de um roteiro de vídeo para um canal no YouTube.

Simplified: criação de um roteiro de vídeo para um canal no YouTube

Características principais

Aqui estão alguns recursos principais:

  • Gratuito para começar, com algumas limitações.
  • Fornece várias outras ferramentas online úteis.
  • Suporte multilíngue, português incluído.
  • Opção de suporte por chat ao vivo disponível.

Seção de preços

Simplified é uma ferramenta online freemium que também oferece uma versão premium. Então, aqui estão alguns de seus planos e você pode escolher qualquer um deles de acordo com sua necessidade e orçamento.

Preços para assinatura da ferramenta SimplifiedPreços para assinatura da ferramenta Simplified

3.   Reescrever Texto

Reescrever Texto é uma ferramenta freemium que pode ajudá-lo a otimizar seu roteiro escrito e torná-lo mais poderoso e persuasivo. Esta ferramenta utiliza algoritmos altamente avançados alimentados por IA, que trabalham para analisar o texto de entrada e depois reescrevê-lo de uma forma que não altere o significado real.

Nesta ferramenta você terá sete modos de reescrita diferentes, dos quais os três primeiros estão disponíveis gratuitamente (o que é bastante bom em comparação com outras ferramentas de escrita em português).

  • A versão gratuita reescreve apenas scripts de 1.000 palavras. Se o seu script exceder o limite, divida-o em partes ou você poderá comprar a versão Premium.

Ferramenta Reescrever texto

Como o Reescrever Texto ajuda na redação de roteiros?

Se você estiver escrevendo um roteiro sozinho e não conseguir encontrar as palavras certas para explicar sua perspectiva ou o roteiro carece de criatividade.

Então, nesse caso, você pode usar o Reescrever Texto para transformar seu roteiro simples e sem graça em um mais envolvente.

Use a ferramenta Reescrever Texto para reescrever palavras específicas

Ele analisará as áreas do roteiro onde as palavras não fazem sentido. Em seguida, encontrará os sinônimos apropriados e os substituirá por essas palavras, conforme mostrado abaixo.

Não só isso, mas nesta ferramenta você também obtém um recurso onde pode alterar palavras específicas, caso não goste delas. Basta clicar na palavra reescrita (destacada) e um menu suspenso de sinônimos aparecerá.

Você pode escolher qualquer um deles que achar que se encaixa perfeitamente ali.

Características principais

Continuando, aqui estão alguns recursos principais que você obterá nesta ferramenta on-line com tecnologia de IA:

  • Os usuários podem usá-lo gratuitamente, mas com algumas limitações.
  • Permitir que os usuários importem o arquivo de script do armazenamento do dispositivo.
  • Nenhuma inscrição é necessária para usar esta ferramenta.
  • Os usuários também podem alterar palavras específicas com sinônimos sugeridos.
  • Os usuários podem baixar o resultado em formato de arquivo DOC.

Seção de preços

Aqui vou mostrar quanto custa o Reescrever Texto pela sua versão premium. Você obterá três planos premium diferentes nesta ferramenta e poderá escolher qualquer um deles.

Preços da ferramenta online Reescrever Texto

4.   Jasper

Jasper é uma ferramenta de escrita Premium com tecnologia de IA que pode ajudá-lo a criar scripts de vídeo de alta qualidade, envolventes e informativos.

Ele oferece um redator de roteiros de IA que pode escrever roteiros de vídeos virais com base nos tópicos que funcionam em seu setor. Jasper também possui modelos para vários tipos de conteúdo, como roteiros de vídeo do YouTube.

  • Jasper é uma ferramenta online totalmente Premium que não oferece nenhuma versão gratuita. Portanto, para utilizá-lo, você deve adquirir a versão Premium.

Ferramenta online Jasper

Como Jasper ajuda na redação de roteiros?

Em termos de escrita de roteiros, acredite, essa ferramenta pode ajudar muito. É um kit online onde você pode obter várias ferramentas. Você receberá um assistente de redação online que poderá escrever roteiros completos para seus vídeos ou mídia social.

Não só isso – se você acha que o roteiro não é envolvente e único, você pode usar a ferramenta de paráfrase, que  funciona de forma semelhante ao Reescrever Texto, para reformular o texto usando diferentes palavras poderosas.

Existem também algumas outras ferramentas online que podem ajudá-lo na escrita de roteiros.

Jasper é uma plataforma Premium onde todas as ferramentas estão disponíveis após a compra de qualquer um dos seus planos.

Características principais

  • Fornece vários modelos.
  • Disponível em mais de 25 idiomas diferentes, incluindo português.
  • Pode gerar scripts poderosos sem erros.
  • Ofereça a opção de escolher um público específico e o tom no qual deseja o roteiro do vídeo.

Seção de preços

Se você estiver interessado em adquirir a versão premium, ela oferece três planos diferentes, mensal e anual. Você pode escolher qualquer um deles; alguns oferecem mais recursos e outros não oferecem recursos específicos.

5.   Cohesive

Outra ferramenta online com tecnologia de IA que pode ajudá-lo a escrever roteiros para vídeos do YouTube ou conteúdo de mídia social é o Cohesive. É uma das melhores ferramentas que podem agilizar o processo de escrita de roteiros de vídeo para escritores/autores.

  • Cohesive também é uma ferramenta premium online que você só pode experimentar gratuitamente em períodos de teste.

Como o Cohesive ajuda na redação de roteiros?

Cohesive também funciona de forma semelhante às ferramentas on-line acima, onde você pode criar um roteiro completo do zero com apenas um clique. Além disso, nesta ferramenta você também obtém um recurso para garantir que seu material seja atraente para o seu público-alvo.

Além disso, é uma ferramenta de IA muito adequada para escritores iniciantes e experientes, pois pode automatizar o processo de escrita de roteiros. Ajuda economizando tempo e melhorando a qualidade dos vídeos do YouTube.

Tela da ferramenta online Cohesive

Características principais

Cohesive vem com muitos recursos diferentes para requisitos além da escrita de scripts do YouTube. Aqui estão alguns deles:

  • Os usuários também podem gerar imagens simplesmente fornecendo o prompt.
  • Integração do gerador de voz AI.
  • Pode editar o script simultaneamente sem a necessidade de usar outra ferramenta de edição.
  • Suporta vários idiomas.

Alteranativas para criação na ferramenta online Cohesive

Seção de preços

Cohesive oferece dois planos em assinaturas mensais e anuais. Você pode escolher qualquer um dos planos específicos de acordo com suas necessidades.

Considerações finais

Concluindo, utilizar o poder da IA pode melhorar significativamente a escrita de roteiros para vídeos e comerciais. ChatGPT, Simplified, Reescrever Texto, Jasper e Cohesive estão entre as principais ferramentas disponíveis em 2024.

Da geração de ideias ao refinamento da linguagem, essas ferramentas online oferecem assistência valiosa para roteiristas novatos e experientes.

Embora algumas ferramentas forneçam versões gratuitas com limitações, outras fornecem apenas versões Premium. [Webinsider].

 

. . .

Leia também:

 

Que tal ler um livro escrito por inteligência artificial?

 

Escritores que escrevem para a AI e não para o público

A inteligência artificial vai facilitar o seu trabalho? Sim e não

 

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *