A inteligência artificial vai facilitar o seu trabalho? Sim e não

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
A incorporação da inteligência artificial tem suscitado preocupações sobre a substituição de empregos humanos

A inteligência artificial no trabalho traz muita produtividade e oportunidades incríveis. Mas já vi este filme antes. Você que lute.

 

As aplicações de inteligência artificial deixam muitos profissionais preocupados sobre o futuro de seus trabalhos e também como pode ser confuso o novo cenário de novos aplicativos. Vejo, por exemplo, tradutores que se tornaram obsoletos e escritores desconfortáveis com livros sendo vendidos por autores que não os escreveram propriamente.

Vejo também blogs com posts totalmente escritos por aplicativos mediante a inserção de uma palavra chave. Dê a palavra chave e a IA vai produzir um texto já colocar no seu WordPress, com ilustração e tudo. Basta apertar o botão Publicar. Se presta ou não, você decide. O objetivo é ganhar dinheiro com anúncios e afiliados.

Como autor e editor, é claro que uso o Chat GPT e o Bard para automatizar muitas tarefas, com prompts tipo “organize este texto no formato de blog post, com entretítulos e bullets etc“.  Ou “o que é tal coisa e quais os benefícios para tal público?“. Isso nos torna muito mais rápidos e produtivos, muito mesmo, mas sem jamais dispensar uma edição e checagem.

São avanços impressionantes que nos trazem questões sobre o que está ocorrendo dentro das empresas de várias atividades. Sobre este assunto recebemos um texto de Alberto Vargas, profissional experiente cujo trabalho em essência procura entender as necessidades das empresas e a realidade econômica que enfrentam. A visão dele ajuda a compreender o ponto de vista da empresa.

Vamos ver o que ele diz:

A consolidação da Inteligência Artificial (IA) trouxe mais facilidade para a rotina das empresas, ao mesmo passo que gerou dúvidas sobre o futuro do ambiente corporativo. A incorporação da inteligência artificial tem suscitado preocupações sobre a substituição de empregos humanos.

Dentro disso, a evolução da Inteligência Artificial exigirá uma adaptação significativa no mercado de trabalho. A requalificação e a aquisição de novas habilidades serão essenciais para os colaboradores. Da mesma forma, profissões que requerem interação humana, como cuidados de saúde e criatividade, serão menos afetadas, enquanto tarefas repetitivas podem ser automatizadas, novas oportunidades surgirão na gestão e manutenção de sistemas de IA.

No entanto, é importante notar que a IA não necessariamente irá substituir todo o trabalho humano, será uma ferramenta para automatizar as tarefas repetitivas e rotineiras, ajudar na análise qualitativa de dados e modelos complexos e preditivos. Áreas que envolvem criatividade, empatia e tomada de decisões complexas serão  beneficiadas com informações mais estruturadas para sua tomada de decisões.

As empresas devem buscar um equilíbrio entre a implementação da IA e o bem-estar dos funcionários. Em vez de focar apenas na substituição de tarefas, a IA deve ser usada para melhorar as capacidades dos funcionários. É fundamental fornecer treinamento para que os funcionários possam colaborar eficazmente com sistemas de IA, abrindo caminho para uma abordagem mais sinérgica.

Três tendências a IA irá impactar

A IA é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar a eficiência, a inovação e a colaboração no local de trabalho. Em vez de temer a substituição, é mais produtivo considerar como a ferramenta pode ser integrada para otimizar os recursos humanos e a tecnologia.

A evolução do mercado de trabalho requer um equilíbrio entre a automação e as habilidades exclusivamente humanas. Abaixo, confira três tendências que serão impactadas.

Redução de custos: a implementação da IA pode resultar em redução de custos a longo prazo, especialmente quando se trata de automatizar tarefas repetitivas e demoradas, análise da grande quantidade de dados e desenvolver modelos preditivos. No entanto, é importante considerar os custos iniciais de investimento em tecnologia e treinamento. Além disso, a economia de custos não deve ser o único foco. As melhorias na eficiência e na qualidade do trabalho também são objetivos essenciais.

Capacitação vs. contratação externa: uma abordagem equilibrada é essencial, logo, capacitar os colaboradores para usar ferramentas de IA pode ser vantajoso, afinal, eles conhecem bem a organização. Ao mesmo tempo, recrutar especialistas externos pode trazer novas perspectivas e conhecimentos avançados. A combinação de habilidades internas e externas pode resultar em uma implementação bem sucedida da ferramenta.

Benefícios da IA para colaboradores: A IA pode melhorar a vida dos funcionários ao automatizar tarefas consideradas tediosas, permitindo que eles se concentrem em atividades mais desafiadoras e criativas. Além disso, a IA pode fornecer insights valiosos a partir de análises complexas de dados, auxiliando na tomada de decisões informadas e beneficiando tanto os colaboradores quanto a empresa.

Considerando essas tendências, as organizações precisam adotar uma abordagem proativa e preditiva para oferecer serviços que atendam às crescentes demandas dos clientes.  As organizações devem abordar as preocupações dos clientes sobre a coleta e uso de dados nas análises feitas pela IA, além de avaliar seus modelos operacionais para a nova infraestrutura digital.

 

Tudo isso que foi dito é verdadeiro, mas há sempre algo que foge ao nosso controle. Por exemplo: sou um editor bastante antigo e lembro muito bem quando chegou o computador pessoal, lá pelos anos 80. Sim, eu já trabalhava nesta época como jornalista. O que os fornecedores diziam (Bill Gates, por exemplo) era mais o menos assim: a chegada do computador vai trazer muita produtividade e as pessoas poderão aproveitar este ganho para muitas outras atividades, como desfrutar do tempo livre e poder ficar mais tempo com a família.

Verdade, trouxe muito mais produtividade, aproveitei bastante as oportunidades que surgiram, foi bom. Mas não sobrou tempo livre nenhum, porque quem trabalhava passou a acumular outras tarefas. O trabalho aumentou, na verdade.

Hoje vivemos outro ciclo. Ou teremos mais tempo livre ou teremos que trabalhar mais ou haverá menos empregos. O tempo dirá. Alguém quer comentar?

Sobre Alberto Vargas: o autor do texto que citamos é formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra. Possui experiência em gerência de finanças, planejamento, contabilidade, compliance e no desenvolvimento de equipes de alta performance.  Já ajudou diversas  empresas de diferentes tamanhos a atingir objetivos de inovação, custos e crescimento. Antes de morar no Brasil, trabalhou em mercados do México, Colômbia, Venezuela e Peru, sempre buscando entender a necessidade das empresas e a realidade econômica de cada país. [Webinsider]

imagem em destaque: pixabay / mohamed_hassan / uso de reprodução livre.

. . .

Que tal ler um livro escrito por inteligência artificial?

Escritores que escrevem para a AI e não para o público

 

A inteligência artificial me assusta e me sinto obsoleto

Não acredite piamente no chatGPT

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *