A qualidade e a praticidade que ferramentas como o ChatGPT de IA oferecem é inquestionável. Mas o resultado, até o momento, tem sido uma inundação de conteúdos produzidos com um “sabor” artificial.
As ferramentas de IA estão aí pra ficar. E, hoje, já são de incrível utilidade e ganho de produtividade para profissionais em praticamente qualquer área de produção de conteúdo e conhecimento.
Passo horas dialogando solitariamente com meu ChatGPT. Faço questão de usar a versão paga pra poder acessar as funcionalidades mais recentes. E elas são sensacionais.
Me perdi brincando e aprendendo com o MidJourney e outras ferramentas de criação de imagem. Desde demandas extremamente realistas, até os pedidos mais absurdos. Mereceram até um perfil específico no Instagram onde coloco minhas invenções.
Como fazer uma reunião sem um assistente de anotações e resumo como o TL;DV? Como gravar um podcast sem a ajuda de um estúdio de bolso como o Riverside, que não só transcreve mas também cria cortes das conversas, já com legenda, prontos para a postagem em redes sociais.
Obviamente não estou sozinho. Você vai lendo esse texto e pensando em todas as ferramentas que usa também e muito mais. Nunca foi tão fácil e rápido se produzir conteúdo de qualidade, mas com sabor…
ARTIFICIAL.
A qualidade e a praticidade que estas ferramentas oferecem é inquestionável.
Mas o resultado, até o momento, tem sido uma inundação de conteúdos produzidos em uma quantidade absolutamente avassaladora com um “sabor” extremamente artificial.
Talvez se torne difícil e cada vez mais impossível distinguir algo feito por IA e algo “de verdade”. Mas também, me parece que tudo o que vem feito por IA, carrega um aspecto artificial, que a gente começa a farejar de longe, uma vez que vai se acostumando em se deparar com este tipo de conteúdo.
E, ainda que qualidade melhore, o que está sendo produzido por IA deve continuar carregando esse sabor artificial, que acredito que a gente de alguma forma vai aprender a “farejar”.
Tem um paralelo pra mim bastante direto: alimentos manipulados (transgênicos, semi-processados, conservados, saborizados artificialmente) x os alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, as galinhas livres, a agricultura sustentável, etc.
Veja bem, a intervenção nos alimentos e o ganho de escala que a sociedade conseguiu, garantiram mais acesso à comida em escala global e isso é extraordinário. Mas o que é sustentável e orgânico, passou a ter um valor importantíssimo.
Quando olho para o conteúdo gerado por IA, tenho a mesma sensação. De que ela vai permitir ganhos incríveis de produtividade, mas às custas de um sabor artificial e, talvez, com prejuízos à saúde mental e física das pessoas.
Eu vou continuar usando todas essas ferramentas de IA e espero, cada vez mais, ter ganhos de produtividade. Mas não sei se alguma hora vou me acostumar com o “Sabor artificial de ChatGPT”. [Webinsider]
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FOMO: com tantas tecnologias surgindo é preciso calma e curadoria
Michel Lent Schwartzman
Michel Lent Schwartzman (michel@lent.com.br) é um empreendedor serial e especialista em marcas e negócios digitais, com sólida experiência em acompanhar carreiras e aconselhar empresas. Pioneiro na indústria digital, é formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio e mestre pela New York University. Ao longo de quase 30 anos, fundou e dirigiu agências e atuou como CMO em grandes fintechs, além de prestar consultoria para diversas empresas globais