O desconforto do escritório de contabilidade diante da IA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
O desconforto das empresas de contabilidade diante das facilidades que aplicativos de inteligência artificial estão trazendo.

As empresas de contabilidade olham apreensivas para as facilidades que aplicativos de inteligência artificial estão trazendo.

 

Na semana passada recebi uma ligação do meu contador, que é um cara legal e muito ocupado. Raramente ligo para ele; gosto de conversar com ele, mas é um amigo muito ocupado. Imaginei que o motivo da ligação fosse algum problema, como mais um imposto criado, como foi o caso da taxa de existência, cobrado retroativamente de 2019 para cá. Nada disso, ele queria apenas conversar e “assuntar” as coisas. Parecia preocupado.

E me contou que iria fazer um curso, que considerou caro, da Exame sobre a inteligência artificial no ramo dele. “Preciso me preparar, pois tudo indica que os escritórios de contabilidade vão perder muitos clientes”, disse. Daí contei a ele que a simples chegada da internet comercial no Brasil em pouco tempo derrubou completamente a editora internacional para a qual eu trabalhava, isso em 1999.

– Eu sou você amanhã, eu disse. Revistas e jornais impressos foram um dos primeiros a cair e agora pode ser a vez dele, que já está se movimentando em busca de alternativas.

Imaginava que o mercado de contabilidade não havia mudado tanto assim, mas na verdade está em constante evolução e de forma cada vez mais rápida. Novas tendências estão moldando a contabilidade e, em 2024, essas transformações deverão avançar.

Curiosamente ele ainda me disse que tem dificuldade em contratar profissionais.

– Mas como assim, perguntei, se há tanta gente em busca de emprego? Ele explicou que precisa treinar seu pessoal novo do zero, por falta de qualificação.

Conforme vamos observando, a tecnologia impulsionou a contabilidade para um olhar mais estratégico. E a inteligência artificial já impacta a maneira como os processos contábeis são feitos. Entendi a procupação dele, que já está olhando para alternativas de receita. Empresas são obrigadas a contratar um contador. Mas e se isso mudar?

A esse respeito, Bruna Dalmas, da HubCount, especializada em soluções de automação e Business Intelligence (BI) com Inteligência Artificial, nos enviou este texto a seguir, que trata justamente das transformações que ocorrem no mercado de contabilidade.

Ela apontou o que seriam as 5 principais tendências que estão moldando este mercado.

1 – Inteligência Artificial (IA)

A primeira delas é justamente o que está preocupando meu contador. A IA obviamente vai impactar a maneira como as pessoas estavam acostumadas a trabalhar.

Dentro da contabilidade, a IA pode ser utilizada de diversas maneiras, desde uma tarefa mais simples como o refinamento do texto de e-mail, quanto para a execução de funções mais específicas como a análise de dados contábeis.

Na análise de dados, é capaz de detectar tendências, inconsistências e até mesmo identificar oportunidades de economia. São benefícios muito significativos para serem deixados para depois e ótimas oportunidades de oferecer valor aos clientes.

O contador pode realizar esses levantamentos imputando as informações dos clientes e dando os comandos corretos dentro das ferramentas disponíveis no mercado como Chat GPT, Bing, Bard, entre outros. Assim, a IA agiliza o processo de análise e traz as principais informações dos clientes, sendo uma grande facilitadora para a apresentação de resultados.

Além dos processos contábeis, a IA também pode ser uma grande aliada para ações de marketing dos escritórios, na geração de imagens e conteúdos para as redes sociais, levantamento de temas a serem abordados, planejamento estratégico e assim por diante.

2 – Continuous Accounting ou Contabilidade Contínua

O continuous accounting, ou contabilidade contínua, é uma abordagem nova que tende a ser cada vez mais implementada nos escritórios contábeis e que promove maior agilidade e eficiência aos processos.

Diferentemente do modo já realizado, o continuous accounting propõe a execução constante das atividades contábeis sem limitação do tempo. Ou seja, ao invés de concentrar os esforços no fechamento mensal ou trimestral, por exemplo, a metodologia permite que os processos contábeis ocorram de forma contínua e automatizada.

Graças à tecnologia e aos sistemas de automação das tarefas, essa nova maneira de prestar serviços tem sido estruturada e gerado um impacto positivo para os clientes, o que torna essa abordagem uma grande tendência a ser explorada.

3 – Cibersegurança

Sabemos que nenhum segmento escapa dos delitos cibernéticos e suas consequências.

Assim, considerando que as contabilidades desempenham um papel crucial na administração da economia nacional ao gerenciar os aspectos financeiros de diversas empresas, elas estão suscetíveis a serem visadas nesta onda de ataques.

Sendo assim, umas das medidas principais a serem tomadas é antecipar esses possíveis riscos e aprimorar as medidas de segurança.

Algumas medidas devem ser tomadas e implementadas, como:

  • Realize sempre backup.
  • Segmente o acesso aos dados disponíveis por atuação de equipe.
  • Controle as senhas e altere regularmente.
  • Adquira um antivírus e mantenha-o sempre atualizado.
  • Evite acessar suas contas comerciais usando redes Wi-Fi públicas.
  • Escolha dois fatores de autenticação para redes sociais, e-mail e WhatsApp.
  • Não deixe senhas salvas no seu navegador.
  • Gestão em nuvem.
  • Tenha cuidado redobrado com e-mails, com os conteúdos recebidos e com links e documentos anexados.

4 – Contabilidade Consultiva – Contador como parceiro estratégico de negócio

Um dos temas mais abordados da atualidade, a contabilidade consultiva é uma tendência que cresceu muito nos últimos anos. Com os avanços tecnológicos e agora com a IA, a consultividade dentro do setor contábil tende a aumentar ainda mais em 2024.

Os serviços de contabilidade consultiva têm sido cada vez mais procurados pelas empresas, pois ajudam os empresários a melhorar a sua performance financeira e a otimizar sua gestão.

Vários aspectos são incluídos na consultividade, como análise de dados dos clientes para identificar oportunidades e riscos, planejamento tributário e financeiro, assessoria em gestão de negócios, elaboração de relatórios gerenciais personalizados, entre outros.

5 – Novos setores dentro das empresas contábeis

Uma grande tendência que surge com o avanço da tecnologia é a oportunidade das empresas contábeis implementarem novos setores dentro dos escritórios para aperfeiçoar ainda mais as tarefas e o atendimento.

Com as demandas mais automatizadas, os profissionais estão cada vez mais focando em ter um relacionamento mais estratégico, com a inclusão de setores como qualidade, onboarding e marketing para poder trazer aquilo que o cliente realmente precisa.

Esse olhar para o cliente traz valor para os serviços prestados e as contabilidades já entenderam que traz resultado para os negócios, além de deixar os clientes satisfeitos.

Use a tecnologia como parceira estratégica

Para acompanhar as tendências é importante contar com ferramentas que tornem esses passos acessíveis. O grande diferencial do recurso tecnológico é contar com a IA generativa, com análises e relatórios automáticos e escritos diretamente na ferramenta e em poucos cliques, sem a necessidade de acionar algum comando. [Webinsider]

. . .

Liderando o Futuro, novo livro de Martha Gabriel

A inteligência artificial vai facilitar o seu trabalho? Sim e não

A inteligência artificial me assusta e me sinto obsoleto

Qual será o futuro dos desenvolvedores?

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *