True Lies, filme controverso de James Cameron, em edição 4K e HDR

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True Lies foi um dos 3 filmes de James Cameron resgatados pela Disney, para edição em Blu-Ray 4K, com tratamento Dolby Vision e com som Dolby Atmos.

True Lies (sem título específico em português) foi um dos 3 filmes de James Cameron resgatados pela Disney, para edição em Blu-Ray 4K, neste caso com tratamento Dolby Vision e com som Dolby Atmos.

 

Por incrível que pareça, durante anos o mercado norte-americano de home vídeo não viu a cor do DVD com o filme True Lies, de James Cameron, lançado em 1994 nos cinemas. Entretanto, a Fox, distribuidora do filme, fez o lançamento no Brasil em parceria com a Universal, em DVD anamórfico e com uma imagem e som bastante razoáveis:

 

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Nos créditos, fica explicado que a Fox Film se encarregou de tudo, referente à Lightstorm Entertainment, empresa do próprio James Cameron, que havia lançado com True Lies o seu primeiro filme:

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True Lies (ou Mentiras Verdadeiras, se quiserem) não teve título em português. Trata-se de uma comédia de ação, misturando assuntos de família entre o agente Harry (Arnold Schwarzenegger) e sua mulher Helen (Jamie Lee Curtis), cada um guardando os seus segredos.

O filme

True Lies é um bom filme, com tons de comédia que fazem a diferença. Mas, infelizmente, não deixa de ter um roteiro maculado pelo racismo, porque aquela xenofobia contra a comunidade árabe se faz presente, na pele do vilão Aziz (Art Malik) e na discriminação misógina da exótica Juno (Tia Carrere). Assim, Azis é um terrorista, que ameaça o território americano com uma bomba de alto poder destrutivo, e que precisa ser contido. Típico…

O filme faz uma referência, a meu ver de mau gosto, sobre os bombardeios americanos em solos do oriente médio, no discurso de Azis, ao prometer lanças as bombas nucleares em solo americano. Isto não é e nunca foi assunto para uma comédia!

Por outro lado, o elenco funciona muito bem no filme. Cameron empregou várias vezes atores que fizeram parte dos seus roteiros, como Arnold Schwarzenegger (The Terminator) ou Bill Paxton (Aliens). O único desses que não aparece aqui é o ubíquo Michael Biehn (The Terminator, The Abyss, Aliens).

Art Malik é um ator paquistanês, radicado na Inglaterra. Ele aparece discretamente no excelente filme A Passage To India, de David Lean. Em True Lies, ele é um desprezível terrorista. Em um momento do filme, ele lasca dois tapas em Juno, chamando-a de “puta” (“sharmuta”, em árabe), por causa do seu flerte com Harry.

Mas, no conjunto geral do roteiro, na forma de alguns clichês de comédia, a capacidade dos atores como comediantes não é desprezada, até mesmo a de Schwarzenegger, que sempre teve mais presença em filmes de ação.

A restauração em 4K

True Lies foi um dos filmes de James Cameron que nunca chegou aos colecionadores em edição de alta definição (Blu-Ray), a não ser agora, junto com a edição em 4K, e assim o salto de qualidade foi muito grande. Cameron pessoalmente aprovou a remasterização em 4K, a partir do negativo.

Teve gente se queixando da ausência de grãos da fotografia, mas eu acho esta crítica injusta. O filme foi rodado em Super 35, típico do cineasta, e apresentado em Panavision e 70 mm. O formato usa lentes esféricas, ao invés de anamórficas, e com isso capturando a imagem sem nenhuma distorção ótica. O enquadramento da cópia de distribuição da película fica por conta do diretor. Os resultados costumam ser excelentes, e por isso, a ausência do grão fotográfico nem pode ser sentida.

Na edição 4K, a imagem tratada com Dolby Vision apresenta uma palheta de cores invejável, além de um detalhamento invejável na imagem, principalmente nas tomadas de câmera em close-up. Com isso, vão por terra as críticas reclamando que Cameron teria resolvido dar um ar de filme digital.

James Cameron vem da escola do cineasta Roger Corman, que formou muita gente ao seu estilo. Cameron começou com filmes de baixo orçamento, provavelmente inspirado por Corman, e chegou a mega produções, com imenso sucesso de bilheteria.

A sua direção é segura, e ele consegue trabalhar bem com produções que usam CGI e agora, inteligência artificial. O uso de dublês é óbvio, mas quem se importa com isso? O estúdio Disney fez bem em resgatar os seus 3 filmes que careciam de uma edição em home vídeo decente. Um grande amigo meu adorava e se divertida com True Lies, infelizmente não está mais aqui para ver esta nova edição.

Post-scriptum:

O atual governo e o seu partido de origem fizeram um tremendo esforço para boicotar as importações on-line, inclusive aquelas com custo abaixo de 50 dólares, agora sendo cobrado até ICMS, uma vergonha.

Isso me magoa muito, porque eu fiz parte, na realidade presidi, uma comissão na Receita Federal, que redigiu uma minuta na qual a importação de bens culturais estaria isenta de impostos, no valor de até 50 dólares. A proposta sofreu resistências em Brasília, mas acabou sendo aprovada, não sei como.

Na situação atual, cinéfilos que desejam assistir seus filmes em home vídeo 4K são obrigados ou a importar ou pagar preços extorsivos. Essas mídias não são fabricadas no país, e só isso já bastaria para justificar uma legítima importação dos discos.

A medida do governo é também cruel para as pessoas de baixa renda, que fazem suas compras na Internet. Lamentável! [Webinsider]

. . .

 

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Avatar de Paulo Roberto Elias

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

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