Total Recall, um Blu-Ray 4K feito para o mercado brasileiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
O filme O Vingador do Futuro (Total Recall), com Schwarzenegger, é o primeiro lançamento Blu-Ray 4K feito por um selo brasileiro.

O Filme O Vingador do Futuro (Total Recall) está no primeiro lançamento Blu-Ray 4K por um selo brasileiro. O disco sai em duas versões, uma delas destinada a colecionadores. Como se trata de uma iniciativa isolada, espera-se que outros lançamentos em 4K apareçam.

 

Eu recebi um anúncio por e-mail do lançamento do filme Total Recall (no Brasil, O Vingador Do Futuro), filme do cineasta Paul Verhoeven, meio ficção, meio comédia, mas em Blu-Ray 4K. Trata-se de um produto oferecido pelo selo Obras Primas, que vende seus discos pela loja parceira Colecione Clássicos.

O filme foi lançado em duas edições: uma, mais simples, contem somente o disco 4K, e a outra, mais cara, com 3 discos (Blu-Ray 4K, outro 2K e, entenda quem quiser, 1 DVD).

A versão 4K apresenta trilha com Dolby Atmos e com imagem em Dolby Vision. No Blu-Ray 2K, a trilha sonora não é Atmos e sim DTS HD MA 5.1 convencional. Eu não entendi essa troca de trilha, e nem a inclusão do filme em DVD.

A nova codificação em Dolby Atmos mostra a trilha orquestral um pouco distante, com ênfase no espaçamento do áudio e aumento de ambiência. Pelas críticas que eu li sobre as edições lá de fora, imagino que seja a mesma trilha.

Existem dois lançamentos 4K deste filme no exterior: o da Lionsgate e o outro da Studio Canal. O conteúdo de ambos varia, particularmente no que tange a extras. Nas edições brasileiras, somente a edição mais cara, rotulada como “de colecionador” é a que tem todos os extras, a outra apenas dois documentários.

Sobre o filme, o diretor e o elenco

O Vingador Do Futuro (Total Recall) reúne Arnold Schwarznegger com o diretor holandês Paul Verhoeven, em uma ficção futurística. O filme tem citações humorísticas, mas o tom geral do filme é a trama envolta em mistério. O título original se refere ao medo dos algozes de Douglas Quaid que ele conseguisse recuperar completamente a memória e descobrir porque ele não era mais a mesma pessoa,

Verhoeven ainda iria se reunir com a então voluptuosa Sharon Stone dois anos depois, no thriller Basic Instinct, um filme com cenas de sexo provocantes, misturadas com mistério policial. Há um enfoque interessante, na observação do comportamento humano compulsivo, e risco de perigo derivado da falta de bom senso.

Total Recall é um bom filme, mas Basic Instinct é muito superior. Recall tem a seu favor o excelente trabalho de fotografia de Jost Vacano, não que Jan de Bont fosse inferior em Basic Instinct, pelo contrário. Total Recall foi parcialmente filmado em Super 35 mm.

Arnold Schwarznegger é um caso à parte. Nunca se educou para perder o seu sotaque alemão, e, aparentemente, nunca se preocupou com isso. A tal ponto, que o seu inglês com tropeços acabou se tornando a sua marca registrada, que pode ser vista em quase todos os seus filmes. Mas, francamente, ninguém dá bola. Embora Schwarznegger não aparente ser um ator formado em cinema, a sua figura física, junto com seus filmes de ficção o ajudaram a se torna uma espécie de figura icônica deste tipo de personagem. Ele próprio se parodia no filme The Last Action Hero, feito em 1993.

O Blu-Ray 4K da edição brasileira

A edição de Total Recall a nós oferecida é de muito boa qualidade. Não foi possível saber a origem da autoração nem a prensagem do disco, mas, aparentemente ambas não foram feitas aqui. Aliás, o site do Obras Primas fala que este é o segundo lançamento brasileiro de um Blu-Ray 4K, mas eu não consegui achar qual foi o primeiro!

Para reeditar este filme em disco lá fora, o negativo foi transcrito em 4K, com o mesmo DI. O tratamento com Dolby Vision é muito bom, mas esbarra às vezes na granulação original da película, nada de muito complicado, porque a fotografia em si também mostra problemas de captura e iluminação.

Por acaso, eu estava, anos atrás, em uma revenda de projetores de vídeo e eles estavam naquele momento exibindo Total Recall em DVD. Na época, a imagem me impressionou, mas eu só vi partes do início do filme. Muito do que vem depois é mais tecnicamente elaborado, e eu nunca soube do resultado em vídeo.

O Blu-Ray Universal/Studio Canal lançado aqui anos atrás tem uma imagem razoável, mas com altos e baixos, devido à fonte de sinal. O som, em DTS-HD MA 5.1, entretanto, é satisfatório.

Total Recall usa uma interface gráfica primitiva, mas inédita para a época. Em algumas cenas, o efeito de distorção ótica é muito exagerado, mas a gente faz de conta de que é parte da ficção futurística.

Parabéns pela iniciativa da Obras Primas. O preço não é convidativo, mas a edição do disco sim. É um Total Vexame que os estúdios que possuem muito mais recurso de lançamentos nunca tenham se aventurado no disco 4K, e nem nunca deram qualquer explicação a respeito. Paciência, o colecionador que se fruste. [Webinsider]

. . .

O Sobrevivente: quando a sci-fi mira no que vê e acerta no que não vê

Em Fubar Schwarzenegger vive um astro da TV

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *