Aperfeiçoe também as pessoas, não só os processos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Na sua profissão você prefere lidar mais com pessoas ou com coisas? Gostar de coisas é fácil: elas não reclamam, não possuem expectativas em relação a você, não possuem desejos. São apenas… coisas. Um universo frio até mesmo na palavra que as representam: c-o-i-s-a.

A empresa e o profissional que dirigem sua atenção apenas para as coisas que vendem, e se esquecem do ?para quem? elas são feitas, tendem a tornarem-se frios, sem emoção. Com o perdão do trocadilho, tendem a se tornarem coisas.

Um produto do último tipo da sua categoria, seja qual for sua função, deve ter como ponto de partida a excelência em atender pessoas.

Essa diferença torna-se evidente quando, seja na argumentação do vendedor, seja no texto do anúncio, realçam-se apenas as características do produto. É macio, feito com a exclusiva ?liga XYZ-90?, vem em 198 cores… mas, qual diferença que o produto promove na vida da pessoa? Que benefícios ele traz para ela? Se ele é macio ? uma característica – deduz-se que ele não arranhe a pele, a garganta, o móvel, o carro… esse é o benefício. O problema é que nem todo consumidor vem com o software do dicionário ?Característiquês-Beneficiês? instalado.

Muitos vendedores ou profissionais de atendimento ao lerem esse texto podem até pensar, no que concordo em absoluto: ?Puxa, que grande novidade esse cara está dizendo??. Nenhuma. É apenas algo que ainda se constata em diversas equipes de vendas, profissionais deixados à deriva por suas empresas, quando o assunto é treinamento e qualificação, cuja falta naturalmente vai demandar, em curto ou longo prazo, em insatisfação para o profissional e rotatividade para empresa.

É a diferença entre gostar de pessoas e de coisas.

É aí que reside a diferença entre a empresa que investe apenas em sistemas de produção, no aperfeiçoamento das coisas que produz, e aquela que também investe no aperfeiçoamento das pessoas envolvidas no processo, principalmente aquelas responsáveis por conectar a empresa com outras pessoas e por venderem a idéia de que é um bom negócio acreditar naquilo que ela vende.

Enquanto a primeira vende sopa instantânea, a segunda vende tempo. Tempo faz parte do universo das pessoas, não das coisas. [Webinsider]

.

Avatar de Eduardo Zugaib

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Concordo. Se não mantiver a equipe de venda super motivada, os seus membros dispersam, pensam em outras alternativas, e quando menos se espera, vão para a concorrência. Eles só trabalham melhor sob pressão.

    Gostei do artigo. Muito bom. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *