Profissionais liberais trabalham de forma autônoma, em um ambiente muito competitivo e precisam investir no próprio marketing, algo que não foi ensinado nas faculdades.
Diferente do que acontece com médicos, dentistas, advogados e engenheiro com longos anos de experiência e que mantêm os consultórios e escritórios cheios sem precisar fazer esforços de divulgação, os mais jovens para alcançar maior protagonismo dependem de comunicação e para isso contam com a internet.
Para cuidar de sua presença digital precisam cuidar de vários aspectos, conforme apontado por Matheus Marcondes, fundador da Smile University, edtech de gestão e marketing.
Segundo ele, há 10 passos essenciais para que um profissional consiga posicionar-se e destacar-se no ambiente digital e alcançar maiores chances de fechar negócios. Veja se concorda.
Ter um site
Parece antiquado, né? Mas não! A cada dia, cerca de 5,5 milhões de pesquisas são feitas na internet, e mais de 60% delas são de pessoas em busca de produtos ou serviços. E para onde os sites de busca remetem? Para os sites! Por isso, os mecanismos de busca tornam-se peças muito relevantes para quem pretende posicionar o seu empreendimento no mundo virtual, atraindo interessados reais para o seu negócio. Ter um blog é melhor do que não ter.
Cadastrar-se no Google Meu Negócio
Quando se faz uma pesquisa por estabelecimentos físicos no Google, principal buscador da internet, os empreendimentos que recebem destaque – com localização, telefone e horário de funcionamento – são aqueles cadastrados no Google Meu Negócio. Por isso, incluir seu negócio na ferramenta é indispensável.
Estar nas redes sociais
Não há como escapar: hoje, para ser competitivo, os profissionais liberais precisam estar nas redes sociais. Mas fique atento: as redes são diferentes e atraem e têm impactos diferentes em públicos diferentes. Por isso, é importante que o profissional procure entender em quais redes comunicar-se com seus clientes.
Usar o WhatsApp Business
A versão do app voltada para empresas inclui vários benefícios. Entre os principais estão a possibilidade de utilização de etiquetas personalizadas, separando os clientes por categorias distintas, e a criação de um catálogo virtual, com descrição, fotos e preço de seus produtos.
Avaliar o marketplace
A plataforma destina-se exclusivamente a vendas de produtos e serviços. Disponível no Facebook e no Instagram, é uma boa vitrine para quem precisa expor seu trabalho.
Manter um blog corporativo
Os blogs são ótimas ferramentas para se estabelecer uma relação com clientes e potenciais clientes. Neste espaço, o profissional pode oferecer textos que agreguem valor aos leitores e que, além de estimularem a venda de seus produtos ou serviços, servirão para construir e reforçar sua imagem e autoridade no respetivo segmento de atuação. O blog é conectado ao site. Contrate o Webinsider para o blog de sua empresa.
Investir em anúncios
Em algumas situações, investir em tráfego pago pode ser interessante. Os anúncios podem ser feitos no Google e nas redes sociais e segmentados conforme o público que se pretenda impactar.
Fazer e-mail marketing
Parece demodê, mas essa ainda é uma ferramenta bastante útil de comunicação com os clientes. Só não vale abusar da paciência do seu destinatário. O e-mail marketing é mais assertivo quando faz parte de um plano de comunicação planejado e estruturado.
Ser ágil e constante
De nada adianta manter site, blog e redes sociais e não atualizá-los ou responder aos contatos por eles gerados de forma ágil. Por isso, publique conteúdos relevantes com frequência, responda aos contatos recebidos por e-mail e redes sociais e envie e-mails para clientes que já compraram ou fizeram contato, sempre com o cuidado de não exagerar, fazendo com que seu endereço vá parar na lista de spam.
Estudar marketing digital
Para que o conjunto de ações acima funcione, estude as principais técnicas de marketing digital. Exemplo: para que seu site e blog apareçam com destaque nas primeiras páginas do Google, é importante que sejam otimizados para SEO (search engine optimization ou otimização de mecanismos de busca). Mas essa é apenas uma técnica. Há diversas outras, como marketing de conteúdo, análise concorrencial, otimização de conversão, gestão de redes sociais, mídia paga etc. E conhecê-las – e aplicá-las – fará com que você se destaque na multidão digital. [Webinsider]
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Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.