Uma breve história do gerenciamento de projetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O gerenciamento de projetos enquanto conhecimento não é algo novo. Existe desde a Antiguidade. A construção das pirâmides do Egito (aproximadamente 2500 anos a.C.) onde o faraó exercia o papel de gerente de projetos ? por assim dizer ? é um bom exemplo.

Planejando e executando a construção, utilizando-se da matemática e de arquitetos de modo a garantir a qualidade, e empregando a mão-de-obra, os faraós demonstravam conhecer muito bem os princípios envolvidos para se atingir o resultado de um esforço temporário. Interessantemente, até hoje muito se admira e se discute como as pirâmides foram, afinal, construídas.

Avançando em nossa linha do tempo, podemos encontrar também outras obras monumentais resultantes de um projeto, como as que marcaram o século XIX.

A Torre Eiffel, cuja construção durou algo em torno de dois anos, ou ainda a Estátua da Liberdade, um projeto ousado, em que a estátua chegou aos Estados Unidos desmontada, vindo da França de navio e somente então foi montada no local onde hoje se encontra.

Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o assim chamado pai da administração científica, demonstrou que o trabalho pode ser analisado e aperfeiçoado a partir do foco em pequenas partes para o todo.

Henry Laurence Gantt (1861-1919), considerado o pai do gerenciamento de projetos, estudou de forma detalhada a ordem das operações no trabalho. Seus gráficos com barras de tarefas e marcos são uma representação da sequencia e duração de todas as tarefas envolvidas em um projeto. Estes gráficos (também chamados de gráfico de Gantt, gráfico de barras, cronograma) estão comumente presentes nos softwares de gerenciamento de projetos. Ambos legaram enormes contribuições e foram mesmo precursores de ferramentas e técnicas, como a WBS [1], PERT [2] e CPM [3].

No pós guerra

Mas seria mesmo por volta da Segunda Guerra Mundial que o gerenciamento de projetos começaria a se tornar como hoje o conhecemos, ou seja, como uma disciplina. A construção da bomba atômica foi resultado do Projeto Manhattan, que envolveu mais de 100 mil pessoas – um projeto de pesquisa e desenvolvimento distribuído em treze locais diferentes e que em três anos apenas traria ao mundo um resultado que deixaria assustados até mesmo os envolvidos.

Já em 1969, durante a Guerra Fria, consequência da Segunda Guerra Mundial, os EUA disputando a Corrida Espacial com a então URSS colocam o primeiro homem no solo da lua, resultado do Projeto Apollo. Coincidência ou não, foi neste mesmo ano de 1969 que um grupo de profissionais de gerenciamento de projetos se reuniria para discutir as melhores práticas de sua profissão e então acabariam por fundar o Project Management Institute (PMI®), a mais influente organização mundial em gerenciamento de projetos da atualidade. [Webinsider]

Notas

[1] WBS, de Work Breakdown Structure.

[2] PERT, de Program Evaluation and Review Technique.

[3] CPM, de Critical Path Method.

.

André Luís Lima de Paula, PMP® é bacharel em administração e pós-graduado em gerenciamento de projetos em TI (abordagem PMI®).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Boa tarde,

    Muito bom o assunto. Estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre gestão de projetos nas empresas, e estava precisando de algum gráfico que mostre o crescimento desta profissão, no mínimo, a partir de 10 anos atrás.

    Agradeço antecipadamente,
    Wisley.

  2. Ótimo post, achei muito legal as suas citações sobre o trabalho de um gerente de projetos alguns anos atrás.

    Uma equipe com um bom gerente de projetos, só tem a ganhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *