Liderando o Futuro, novo livro de Martha Gabriel

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Livro de Martha Gabriel Liderando o Futuro: Visão, estratégia e habilidades

Liderando o Futuro, novo livro de Martha Gabriel foi escrito para ajudar pessoas e empresas a desenvolver visão, estratégias e habilidades no cenário de mudanças e incertezas econômicas e profissionais.

 

Martha Gabriel, autora do livro Liderando o FuturoQual o profissional, especialmente entre os mais experientes, que não se sente desconfortável com a velocidade das mudanças na tecnologia e na economia de forma geral.

Quem tem um emprego teme perdê-lo, o que provavelmente já aconteceu uma vez ou acontecerá ainda.  Quem é autônomo mais ainda, pois a velocidade com que certas profissões e atividades ficam obsoletas é impressionante. Até o passar dos anos parece cada vez mais acelerado.

O que fazer? Como preparar-se melhor para o futuro? Existe uma postura “future ready”?

O maior desafio para qualquer profissional ou organização hoje é manter a relevância no mercado, de forma a conseguir, ao mesmo tempo, atuar no presente e estar bem-posicionado para o futuro.

As estratégias consagradas que têm sido usadas para desenvolvimento de carreiras profissionais e planejamento de negócios não funcionam mais. Para enfrentar a velocidade acelerada de mudança e a incerteza e complexidade crescentes que se impõem, é necessário utilizar uma nova abordagem que nos permita enxergar caminhos, saber escolher os melhores e desenvolver estratégias para estruturá-los e as habilidades necessárias para construí-los.

Somente assim, conseguiremos nos manter relevantes e sustentáveis ao longo de todo o percurso, e em cada momento dele, nesta jornada contínua do presente para o futuro.

Compre o livro na Amazon.

Future ready

Referência em inovação e futurismo no Brasil, Marta Gabriel escreveu um livro exatamente sobre enfrentar as constantes mudanças tecnológicas e sociais. Veja como ela mesma o define:

“Existem basicamente três tipos de indivíduos no mundo: os ignorantes, os desesperados e os preparados. Os primeiros não fazem ideia do que está acontecendo; os segundos percebem o que acontece, mas não sabem como enfrentar; enquanto os últimos aproveitam as oportunidades.

Esses grupos trocam de lugar conforme o contexto em que se encontram, de modo que uma pessoa ignorante ou desesperada em uma situação pode estar preparada para outra.

Nesse sentido, o grande desafio atual é conseguir se manter preparado para aquilo que importa para o futuro, pois a velocidade de evolução tecnológica atual é tão alta, que dificulta enxergar o que devemos fazer para nos preparar.

Para enfrentar e vencer a revolução tecnológica atual e todas as outras que ainda virão, é necessário adotar uma postura “future ready”, investindo em estratégias que nos colocarão na dianteira do caminho para o futuro.

Para tanto, precisamos de novos métodos e habilidades na nossa caixa de ferramentas para aproveitar as oportunidades na jornada.

Fomos educados para sermos bons em reagir, mas no contexto que se apresenta, precisamos aprender a antecipar e “hackear” a nossa evolução. Apenas aqueles que estão preparados conseguirão liderar os seus futuros, seja nos negócios ou em quaisquer áreas da vida.

No entanto, isso não é fácil, pois transformações requerem esforço, demandando conhecimento, estratégia e disciplina para serem bem-sucedidas. Com esse propósito em mente, escrevi o livro “Liderando o Futuro” destrinchando esse processo em três dimensões complementares:

  1. Ampliação da visão para enxergar o que precisa ser feito.
  2. Aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam desenvolver estratégias para traçar os melhores caminhos para o futuro e
  3. Desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para isso.

 

Fica aqui, portanto, esse meu convite de leitura para empreendedores, líderes corporativos e qualquer pessoa que deseje se manter relevante nessa jornada para o futuro, aprofundando especialmente o desenvolvimento do “Pensamento Crítico”, que é a mais importante habilidade para o futuro e o foco principal da terceira parte do livro. O futuro não perdoa a falta de preparo”. [Webinsider]

. . .

A inteligência artificial vai facilitar o seu trabalho? Sim e não

 

A inteligência artificial me assusta e me sinto obsoleto

A IA vai criar um mundo de espionagem absoluta

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *