As empresas de contabilidade olham apreensivas para as facilidades que aplicativos de inteligência artificial estão trazendo.
Na semana passada recebi uma ligação do meu contador, que é um cara legal e muito ocupado. Raramente ligo para ele; gosto de conversar com ele, mas é um amigo muito ocupado. Imaginei que o motivo da ligação fosse algum problema, como mais um imposto criado, como foi o caso da taxa de existência, cobrado retroativamente de 2019 para cá. Nada disso, ele queria apenas conversar e “assuntar” as coisas. Parecia preocupado.
E me contou que iria fazer um curso, que considerou caro, da Exame sobre a inteligência artificial no ramo dele. “Preciso me preparar, pois tudo indica que os escritórios de contabilidade vão perder muitos clientes”, disse. Daí contei a ele que a simples chegada da internet comercial no Brasil em pouco tempo derrubou completamente a editora internacional para a qual eu trabalhava, isso em 1999.
– Eu sou você amanhã, eu disse. Revistas e jornais impressos foram um dos primeiros a cair e agora pode ser a vez dele, que já está se movimentando em busca de alternativas.
Imaginava que o mercado de contabilidade não havia mudado tanto assim, mas na verdade está em constante evolução e de forma cada vez mais rápida. Novas tendências estão moldando a contabilidade e, em 2024, essas transformações deverão avançar.
Curiosamente ele ainda me disse que tem dificuldade em contratar profissionais.
– Mas como assim, perguntei, se há tanta gente em busca de emprego? Ele explicou que precisa treinar seu pessoal novo do zero, por falta de qualificação.
Conforme vamos observando, a tecnologia impulsionou a contabilidade para um olhar mais estratégico. E a inteligência artificial já impacta a maneira como os processos contábeis são feitos. Entendi a procupação dele, que já está olhando para alternativas de receita. Empresas são obrigadas a contratar um contador. Mas e se isso mudar?
A esse respeito, Bruna Dalmas, da HubCount, especializada em soluções de automação e Business Intelligence (BI) com Inteligência Artificial, nos enviou este texto a seguir, que trata justamente das transformações que ocorrem no mercado de contabilidade.
Ela apontou o que seriam as 5 principais tendências que estão moldando este mercado.
1 – Inteligência Artificial (IA)
A primeira delas é justamente o que está preocupando meu contador. A IA obviamente vai impactar a maneira como as pessoas estavam acostumadas a trabalhar.
Dentro da contabilidade, a IA pode ser utilizada de diversas maneiras, desde uma tarefa mais simples como o refinamento do texto de e-mail, quanto para a execução de funções mais específicas como a análise de dados contábeis.
Na análise de dados, é capaz de detectar tendências, inconsistências e até mesmo identificar oportunidades de economia. São benefícios muito significativos para serem deixados para depois e ótimas oportunidades de oferecer valor aos clientes.
O contador pode realizar esses levantamentos imputando as informações dos clientes e dando os comandos corretos dentro das ferramentas disponíveis no mercado como Chat GPT, Bing, Bard, entre outros. Assim, a IA agiliza o processo de análise e traz as principais informações dos clientes, sendo uma grande facilitadora para a apresentação de resultados.
Além dos processos contábeis, a IA também pode ser uma grande aliada para ações de marketing dos escritórios, na geração de imagens e conteúdos para as redes sociais, levantamento de temas a serem abordados, planejamento estratégico e assim por diante.
2 – Continuous Accounting ou Contabilidade Contínua
O continuous accounting, ou contabilidade contínua, é uma abordagem nova que tende a ser cada vez mais implementada nos escritórios contábeis e que promove maior agilidade e eficiência aos processos.
Diferentemente do modo já realizado, o continuous accounting propõe a execução constante das atividades contábeis sem limitação do tempo. Ou seja, ao invés de concentrar os esforços no fechamento mensal ou trimestral, por exemplo, a metodologia permite que os processos contábeis ocorram de forma contínua e automatizada.
Graças à tecnologia e aos sistemas de automação das tarefas, essa nova maneira de prestar serviços tem sido estruturada e gerado um impacto positivo para os clientes, o que torna essa abordagem uma grande tendência a ser explorada.
3 – Cibersegurança
Sabemos que nenhum segmento escapa dos delitos cibernéticos e suas consequências.
Assim, considerando que as contabilidades desempenham um papel crucial na administração da economia nacional ao gerenciar os aspectos financeiros de diversas empresas, elas estão suscetíveis a serem visadas nesta onda de ataques.
Sendo assim, umas das medidas principais a serem tomadas é antecipar esses possíveis riscos e aprimorar as medidas de segurança.
Algumas medidas devem ser tomadas e implementadas, como:
- Realize sempre backup.
- Segmente o acesso aos dados disponíveis por atuação de equipe.
- Controle as senhas e altere regularmente.
- Adquira um antivírus e mantenha-o sempre atualizado.
- Evite acessar suas contas comerciais usando redes Wi-Fi públicas.
- Escolha dois fatores de autenticação para redes sociais, e-mail e WhatsApp.
- Não deixe senhas salvas no seu navegador.
- Gestão em nuvem.
- Tenha cuidado redobrado com e-mails, com os conteúdos recebidos e com links e documentos anexados.
4 – Contabilidade Consultiva – Contador como parceiro estratégico de negócio
Um dos temas mais abordados da atualidade, a contabilidade consultiva é uma tendência que cresceu muito nos últimos anos. Com os avanços tecnológicos e agora com a IA, a consultividade dentro do setor contábil tende a aumentar ainda mais em 2024.
Os serviços de contabilidade consultiva têm sido cada vez mais procurados pelas empresas, pois ajudam os empresários a melhorar a sua performance financeira e a otimizar sua gestão.
Vários aspectos são incluídos na consultividade, como análise de dados dos clientes para identificar oportunidades e riscos, planejamento tributário e financeiro, assessoria em gestão de negócios, elaboração de relatórios gerenciais personalizados, entre outros.
5 – Novos setores dentro das empresas contábeis
Uma grande tendência que surge com o avanço da tecnologia é a oportunidade das empresas contábeis implementarem novos setores dentro dos escritórios para aperfeiçoar ainda mais as tarefas e o atendimento.
Com as demandas mais automatizadas, os profissionais estão cada vez mais focando em ter um relacionamento mais estratégico, com a inclusão de setores como qualidade, onboarding e marketing para poder trazer aquilo que o cliente realmente precisa.
Esse olhar para o cliente traz valor para os serviços prestados e as contabilidades já entenderam que traz resultado para os negócios, além de deixar os clientes satisfeitos.
Use a tecnologia como parceira estratégica
Para acompanhar as tendências é importante contar com ferramentas que tornem esses passos acessíveis. O grande diferencial do recurso tecnológico é contar com a IA generativa, com análises e relatórios automáticos e escritos diretamente na ferramenta e em poucos cliques, sem a necessidade de acionar algum comando. [Webinsider]
. . .
A inteligência artificial vai facilitar o seu trabalho? Sim e não
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.